Frete Grátis: a partir R$ 349 +++ 3% OFF no pix

Os Símbolos do Dia dos Namorados

01/06/2022
  • Pollia
  • O dia dos namorados é uma data super especial para os casais apaixonados, sendo comemorada há séculos. 

    Poucas pessoas sabem sua origem ou o porquê de ser comemorada em uma data separada aqui no Brasil ao invés de ser junto do resto do mundo.

    Por isso, trouxemos um pouco dessa história e os simbolismos mais marcantes dessa data para que você possa comemorá-la com muito amor.


     

    A Origem

    Sua origem data o ano de 270 D.C. no império romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II.

    Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio de forma secreta. 

    Assim, foi descoberto e preso pelos soldados, condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento.

    Sua morte ocorreu no dia 14 de fevereiro, dando início a data e tradição mundial do dia de São Valentim.


     

    No Brasil

    Já no Brasil a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio).

    Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Por conta de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de "santo casamenteiro". 

    Assim foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho).


     

    As Alianças

    Outro símbolo muito importante dessa data são as alianças, representando o amor do casal de forma física.

    Acredita-se que os registros mais antigos do uso de alianças estejam no Egito, há mais de 4800 anos. Feitas de junco e raízes entrelaçadas ou tramas de couro em forma circular, simbolizavam a união e a vida eterna.

    Outras civilizações antigas também usavam as alianças de forma simbólica. Segundo arqueólogos, os romanos e os gregos também as utilizavam como símbolo do casamento e como conhecemos hoje, no dedo anelar da mão esquerda. 

    Eles acreditavam que a vena amoris ou a veia do amor, passava por este dedo, unindo os casais pela eternidade. 

    Já o termo "aliança" tem raízes no Latim, na palavra "alligare'', e significa "ligar-se a", fazer um acordo, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança desta união. 

    A forma circular sem início e sem fim simboliza o amor eterno. Associadas ao sol e a lua, as alianças também representam a harmonia entre as energias masculina e feminina. 


     

    Como Comemorar

    Há diversas tradições ao redor do mundo, porém no Brasil geralmente se opta por atos românticos e presentes. 

    Na data é comum os restaurantes e hotéis ficarem cheios, com casais buscando momentos especiais. Também há quem goste de comemorar em casa, cozinhando o prato favorito de seu amado e escolhendo a iluminação de velas para completar o clima.

    Outra maneira muito usada na data é a troca de presentes, com opções como flores e chocolates sendo as mais comuns para os novos casais, e jóias para os mais duradouros. Também é comum escrever um cartão declarando seus sentimentos e amor pelo seu parceiro.


     

    Assim, não importa a maneira escolhida, o importante é estar junto da pessoa amada e comemorar a união em uma data mais que especial e carregada de história e significado. 


     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.